domingo, 9 de maio de 2010

Quem foi que disse: sobre a vida e o viver











Os avanços da Biologia moderna nos abrem horizontes tecnológicos há pouco inimagináveis. No entanto, na esteira destes avanços se interpõem tremendos desafios éticos tais como a manipulação de embriões humanos, a invasão dos transgênicos e a possibilidade técnica de se realizar a clonagem humana. Cônscios de que a ciência e a tecnologia nem sempre avançam na direção do desejável, mas do possível, torna-se urgente problematizar, de todas as formas e em todos os níveis, temas relativos à vida e ao nosso que fazer humano, o que configura um imenso desafio educacional. A importância deste desafio advém da necessidade de estarmos sempre preparados para nos posicionar, enquanto comunidade ética e política, frente às aplicações científico-tecnológicas de nosso tempo.

Embora seja intensa a produção de material didático sobre os organismos vivos (características, classificação, fisiologia, comportamento, biodiversidade, etc) pouco foi produzido sobre uma questão fundamental: o que é vida? O mais problemático é que este assunto não chega às salas de aulas das escolas do ensino fundamental e médio e, por incrível que pareça, nem mesmo da Universidade, considerada como o centro do saber. Assim, tomando esta questão como um problema educacional importante, decidimos problematizar e socializar essa discussão através do filme educativo intitulado "Quem foi que disse: sobre a vida e o viver”.

O filme problematiza o conceito biológico de vida através de um meta-diálogo entre pai (professor universitário) e filha. Como formas narrativas, utilizam-se a ficção e o documentário. Através da ficção, faz-se uma pequena incursão pela pré-história brasileira, ressaltando a importância da linguagem. Através do documentário, discute-se o tema, tirando proveito dos cenários oferecidos pelo mundo acadêmico - a sala de aula e os encontros científicos.

Produtor e Diretor: Luiz Antônio Botelho Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário